segunda-feira, 29 de setembro de 2008

ADAPTAÇÃO DO CONTO DE TCHECOV -1968

Adaptação de Armando Sérgio

Do Conto de Anton P. Tchecov

"A MORTE DO FUNCIONÁRIO"

Personagens:

Funcionário Ivan

Sua Esposa

General

Outros funcionários

Requerentes

Cena I

(Escritório com algumas mesas. Na mesa do centro o funcionário Ivan está com um carimbo na mão. Nas mesas ao lado, todos estão escrevendo, à máquina ou à mão. O trabalho de Ivan, é carimbar os papéis que lhe são entregues e entregá-los ao da mesa ao lado, que por sua vez assina e entrega ao da mesa de trás).

Ação: (No início apenas alguns papéis são entregues a Ivan, porém paulatinamente, o número de entregas a sua mesa vai aumentando e conseqüentemente vai acelerando o ritmo das carimbadas de Ivan, assim como o ritmo de ações de todo o escritório. O ritmo deve ir aumentando até os personagens se confundirem com máquinas, quando num determinado momento toca a campainha e todos devem parar num só instante. Se levantam rapidamente e se dirigem ainda com reflexos dos movimentos que faziam, à porta de saída e entram em fila para assinar o ponto, e na fila...)

Fu. –A

É caro Ivan, sempre a mesma coisa, nada de novo. Hoje para variar, eu vou para casa, janto, leio algumas revistas e... Cama!

Ivan

Para vocês, pode ser assim...

Fu. –A

O que é que houve com você?

Ivan

Hoje eu vou fazer um programa, que... Como eu poderia dizer?... Será um programa de “classe”.

Fu. –B

Já sei! Você vai à alguma reunião da classe.

Ivan

Não: Meu programa vai ser de classe, isto é, importante... “Chic”!

Fu. –A

Está ficando rico por acaso, Ivan?

Ivan

Vocês não imaginam o que eu ganhei

Fu. –C

Fala logo homem! Que eu só de escutar a conversa, já estou curioso.

Ivan

Pois bem... Sentem-se... Um ingresso para a Opera.

Todos

Para a Opera?!?!?


(Ivan chegando em casa)

Esposa

Seu prato está no fogo

Ivan

Obrigado, mas hoje eu estou tão nervoso, que não quero nem jantar. Você limpou minhas botas?

Esposa

Limpei, mas coma um pouco.

Ivan

Você acha que aquele uniforme azul-marinho, vai bem para a Opera?

Esposa

Vai. E se não fosse? Você tem outro bom por acaso?

Ivan

É preciso que eu vá bem apresentável, porque as pessoas mais importantes estarão lá hoje..... Sabe que eu estou até com medo? Está me dando um frio aqui na barriga...

Esposa

Vai ver que é fome?

Ivan

Que fome nada. Não sei como você pode falar em comida, num momento desses

Esposa

(Irônica) Quais serão as pessoas importantes que estarão lá hoje?

Ivan

Ah!... Os generais...Os...E...Sei lá, só sei que os generais vão e hoje, minha cará esposa, ninguém é mais importante do que um general!!

Esposa

Mas os generais não são seus superiores no serviço, são?

Ivan

Diretamente não... Bem, mas eu já estou atrasado...

Até logo e... Reze por mim. (vai saindo)

Esposa

Nossa parece que vai para a guerra... Espera! O lenço!

Ivan

(volta apressado) Quase que eu ia me esquecendo!


(Black – out ou mutação)

Cena – III

(NA OPERA)

(Algumas pessoas estão sentadas, fumando e conversando...............................................

Ivan, mostra-se curioso, maravilhado, boquiaberto...............................................................

Ouve-se uns acordes fortes e entra o General com a esposa, todos murmuram (o general! O general!)

O general o olha assustado e Ivan fica sem jeito e amedrontado

Todos sentam-se ao mesmo tempo. Ivan senta-se atrás do general, visivelmente agitado).

(Inicia-se o espetáculo – Um casal deve cantar uma ópera romântica em dueto... Há silêncio na platéia... Todos estão atentos ao dueto, menos Ivan que olha curiosamente para os presentes)

Num dado momento, Ivan da um violento espirro e o casal que canta da uma violenta desafinada... Todos olham para Ivan, que discretamente tira o lenço e assoa o nariz... O general murmura alguma coisa para sua esposa, tira o lenço e limpa a nuca...

Tudo volta ao normal, Ivan sente-se envergonhado e começa a se preocupar... (Ouve-se seus pensamento em Lay-out).

Ivan

MEU DEUS! EU SALPIQUEI A NUCA DO GENERAL....

ELE NÃO É MEU SUPERIOR DIRETO... MAS É TÃO DESAGRADÁVEL E TALVEZ ATÉ SEJA PERIGOSO... NESSES DIAS DE HOJE... QUEM SABE?


(Ivan pigarreia, inclina-se até o ouvido do general e...)

Ivan

Eu o salpiquei? Vossa Excelência me desculpe... Foi sem querer....

General

Não foi nada.

Ivan

Pelo amor de Deus, general... Eu não teria nenhuma intenção de...

General

Ora! Fique quieto, por favor... Eu quero ouvir!


(Ivan volta a pensar em Lay-out)

Ivan

ELE DISSE “FIQUE QUIETO”, NEM LIGOU PARA AS MINHAS DESCULPAS... TAMBÉM, QUE AZAR O MEU, SALPIQUEI A NUCA DO GENERAL... BEM DO GENERAL O JEITO É ESPERAR O FIM DA OPERA E PEDIR DESCULPAS NA SAÍDA... QUEM SABE SE ELE NÃO LIGOU, PORQUE QUERIA MESMO, OUVIR O DUETO?


(termina o espetáculo, todos cercam o general, mas Ivan abre caminho e chega até ele)

Ivan

Eu o salpiquei... Vossa Excelência perdoa... Eu... Não é que eu... Mas...

General

(Impaciente e sussurrando para Ivan)- Ora! Deixe disso! Eu já tinha esquecido e o Sr. vem com a mesma coisa?


(todos cercam novamente o general e Ivan visivelmente nervoso pensa em Lay-out)

Ivan

ESQUECEU? ESQUECEU NADA, DISSE QUE ESQUECEU, MAS OS OLHOS ESTÃO CHEIOS DE ÓDIO. NÃO QUIS NEM CONVERSAR COMIGO... EU PRECISAVA EXPLICAR, QUE EU NÃO TENCIONAVA... QUE O ESPIRRO É UMA COISA NATURAL QUE A GENTE NÃO PODE EVITAR... SENÃO ELE AINDA VAI PENSAR QUE EU CUSPI DE PROPÓSITO... MAIS TARDE QUANDO ELE ESTIVER MAIS SOSSEGADO, NA CERTA VAI PENSAR SOBRE O ASSUNTO E ENTÃO... SEI LÁ... QUE AZAR MEU DEUS! LOGO COMIGO VAI ACONTECER UM COISA DESSA!...


(Black-out ou mutação)

Cena – IV

(Ivan chega em casa apavorado, pálido, tremendo, senta-se num cantinho do sofá e fica imóvel, sem falar).

Esposa

(entrando) O que é que houve?

Ivan

Desgraça mulher... Desgraça desgraçada!!!

Esposa

Pelo amor de Deus! Não deixa a gente preocupada!

Ivan

É só eu falar e você vai ficar como eu, se não ficar pior...

Esposa

Vai falar, ou não vai?

Ivan

Pois bem, mas antes senta.

Esposa

Bobagem!

Ivan

Senta, senão eu não conto.

Esposa

(Senta-se)

Ivan

(Tétrico) Eu salpiquei a nuca do general

Esposa

(assustada) O quê? Como?

Ivan

Eu salpiquei, você entende? Eu espirrei ranho no pescoço do general.

Esposa

Ele é seu chefe?

Ivan

Não, é alheio

Esposa

Ainda bem... Mas o que? Salpicou o pescoço do general?

(cai na gargalhada) Mas não é maravilhoso!

Ivan

Maravilhoso é? Você não viu a cara que ele fez! Sues olhos estavam cheios de malevolência, quando eu fui me desculpar, mas acho que era porque ele estava com pressa... Não sei como você pode ficar calma depois de saber?

Esposa

Mas se ele é alheio Ivan?

Ivan

Acima de tudo, ele é um militar e ainda mais. Um general e você sabe do que são capazes os generais hoje em dia, não sabe?

Esposa

Fazem nada... Mas em todo caso é bom você voltar lá para se desculpar, senão ele vai pensar que você não sabe se comportar em público... (sai)

Ivan

(Imitando a voz da esposa) Fazem nada... Fazem nada...

Essas mulheres não são capazes de perceberem o perigo por que passa, quando se assoa o nariz em cima de um general nos dias de hoje... Mas amanhã eu boto novamente o uniforme novo e vou ao gabinete do general... Ah! É bom eu cortar o cabelo também... Se eu aparecer lá com cara de gente baixa, é bem capas que não me deixe entrar.


(Black-out ou mutação)

Cena V

(NO GABINETE DO GENERAL)

(Alguns requerentes em fila de fronte a mesa do general, Ivan é o segundo)

General

(p/ o 1º req.) É preciso paciência e fé... Tudo vai se resolver...

1º req.

(Assenta com a cabeça e sai)

General

O próximo!

Ivan

(Nervoso) Ontem lá na Opera, se Vossa Excelência se lembra... Eu espirrei... e sem querer, salpiquei sua nuca... Eu vim aqui para pedir...

General

Mas que coisa sem importância... Eu sou um homem ocupado... O próximo, por favor... O que o sr. deseja...

(Ivan pensa em lay-out)


NÃO QUER FALAR COMIGO... ESTÁ ZANGADO.. CHEIO DE ÓDIO CONTRA MIM... MAS ISSO NÃO PODE FICAR ASSIM... NÃO PODEREI DORMIR, ENQUANTO NÃO DISSOLVER ESSE MAL ENTENDIDO... VOU ESPERAR ATÉ O ÚLTIMO SER ATENDIDO...

(Ivan senta-se e um por um dos requerentes falam em voz baixa com o general e ele a todos dá a mesma resposta...)


É preciso paciência e fé... Tudo vai se resolver...

Tenha confiança................................................................

(Todos os requerentes ao ouvirem a resposta, balançam a cabeça, como vaquinhas de presépio)

(Terminadas as “entrevistas”, o general vai sair, mas Ivan o Alcança)

Ivan

Vossa Excelência... Se eu me atrevo a incomodar Vossa Excelência é justamente em vista do sentimento de...

Posso garantir... de arrependimento! Não foi por querer, como Vossa Excelência mesmo pode compreender...

General

(Faz cara de aborrecimento e diz) Mas o Sr. está simplesmente me gozando, meu caro senhor. (sai)

Ivan

(Sozinho) Mas que gozação pode haver no fato de....

Ninguém está gozando meu Deus! Esses generais não compreendem nada mesmo! Pois se é assim que ele trata os humildes? Pronto, não vou mais me desculpar diante desse bonachão! Vou já para casa e escrevo-lhe uma carta.

... E nunca mais venho vê-lo e... O diabo que o carregue... O general que vá para os quinto dos infernos


(Black-out ou mutação)

Cena – VI

(Ivan sentado em uma mesa em sua casa tenta escrever uma carta)

Ivan

Escrevo uma carta e pronto. Nunca mais precisarei vê-lo na minha frente... (enquanto escreve deve ir falando).


Ilmo. General... Será que o tratamento é Ilmo?


Será que é magnificientíssimo? Não deve ser.

General... Não, só general é muito simples para uma pessoa tão importante.


Ah! Depois eu pergunto para alguém...


Vamos ver o começo...


Venho por meio desta... Está muito batido!


Quero escrever-lhe para... Piorou!


Depois eu escrevo o início, o negócio é entrar logo no assunto...


General! Se a culpa foi minha!................


Se eu escrevo assim pode se compreender que eu admito a possibilidade de culpa... Não! É muito perigoso....


O fim da carta seria assim...


Sem mais despede-se o funcionário Ivan.....


Despede-se! Que bobagem que eu ia escrevendo, meu Deus!


Poderei parecer que eu estava pedindo demissão do emprego! Como é difícil escrever uma carta para o general meu Deus!


Já vai amanhecer e eu não consigo escrever........


Mas eu tenho força de vontade e.... Vou escrever!

(Ivan deve várias vezes começar a escrever e rasgar a folha deve ir ficando lento para escrever, pendendo a cabeça, depois cochilando e enfim dormindo profundamente)

Slides – (Sonho de Ivan)


1- Ivan carimbando.


2- Chefe de secção entregando-lhe um papel enquanto que o despede.


3- Vários generais espirrando em seu rosto.


4- Vários generais apontando-lhes armas.


5- De olhos vendados é conduzido para uma forca.


6- Com a corda no pescoço.


7- Enforcado.

(Ivan na medida que vão sendo apresentados os slides, deve ir ficando cada vez mais apavorado, até que quando aparece o último slide, ele acorda com um enorme grito! E fica como que quase louco de medo (túnica desabotoada, cabelos desarrumados, suando etc. – Num desespero diz -)...


É HOJE OU NUNCA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Cena – VII

(Novamente – Gabinete do general com alguns requerentes...)

(Ivan entra tremendo, alucinado, passa na frente de todos e estes o olham assustados... Ivan gaguejando diz:-.....................)

Ivan

Eu ontem vim incomodar Vossa Excelência.


Não para gozar, como Vossa Excelência houve por bem dizer... Eu vim porque ao espirrar salpiquei.............

Eu nem pensava em gozação... Como poderia eu atrever a gozar... O que eu quero dizer é que... Se nós do povo formos gozar, quer dizer que não haverá nenhum respeito pelas autoridades? Pelas personalidades?!...

General

(Gritando) Ponha-se na rua!!!

Ivan

Por favor general! Não me mate!

General

(Gritando ainda mais alto) Rua! Rua!!!!!

Ivan

(Dá um grito violento de dor e põe a mão na barriga.

Vai se arrastando pelo chão, gemendo... até sumir atrás da tela de slides)

(Luz novamente no gabinete do general)

General

(Com o revolver apontado para os requerentes)

é preciso ter paciência

Todos

(Tremendo e como vaquinhas de presépio) Sim senhor!

General

Tudo vai melhorar!

Todos

(idem) Sim Senhor!

General

Tenham fé!

Todos

(Idem) Sim Senhor!! Sim Senhor!!


(Black-out)

(Luz na tela – Música fúnebre – levanta-se a tela)

(Ivan está morto, rodeado por algumas pessoas de Preto e 4 velas grandes – ao seu pescoço uma coroa de flores com a seguinte inscrição na fita “Saudades dos colegas de Secção” – Sua esposa deve segurar-lhe e chorar violentamente – Ivan está duro.........

SENTADO NUMA PRIVADA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Levantam a privada e as quatro velas e vão saindo, levando o morto – A música fúnebre aumenta – Enquanto segue o enterro, deve acender luz no gabinete do general, que está em cima da mesa e os requerentes devem repetir em coro crescente)

SIM SENHOR! SIM SENHOR!! SIM SENHOR!!! SIM SENHOR!!!! SIM SENHOR

FIM

OSL – 13/08/68


Nenhum comentário: