quinta-feira, 15 de maio de 2014

PAPAI NOEL O ANO INTEIRO



PAPAI NOEL O ANO INTEIRO
 – ARMANDO SÉRGIO
Pedrinho  queria ter um Papai Noel. Exatamente como todos os papais-noéis... feliz, bondoso, gordo e muito otimista. Ele via as propagandas de brinquedos na TV e  sonhava. Quanta coisa bonita que Deus tinha feito para as crianças. Na sua caminha, quando caia a noite, ele rezava para que aquele velhinho, pelo menos uma vez por ano, fosse seu pai. Escreveu cartas para o céu, chegou até pedir uma ligação a cobrar que a telefonista chata não completou.
            Um dia, sem mais saber o que fazer saiu pelas ruas. Quase desmaiou quando viu o Papai Noel na frente de uma loja maravilhosa. Seu coração bateu e bateu, com muita força. Era um Papai Noel gordo, bondoso, sorridente, exatamente como ele tinha visto na televisão. Aproximou-se um tanto receoso, mas profundamente emocionado e disse tremendo ao seu ouvido: - Você quer ser meu pai?
O velhinho olhou confuso e não disse uma palavra, apenas deu-lhe um pirulito de groselha. No seu raciocínio de criança pensou... ”se ele me deu o pirulito é porque aceitou ser meu pai”. Saiu dançando pela rua, até a sua casa.
             Ele já sabia, de cor, como preparar o ambiente para receber o papai-noel. Tinha visto na TV, aquela cena, centenas de vezes. Na noite do Natal ele fez tudo certinho e com muito cuidado...
            Deixou a janela entreaberta, dependurou a sua melhor meia e o seu melhor sapato no beiral e enfeitou, com flores um pequeno arbusto que apanhara perto de casa.
            Apagou as luzes e ficou solitário em seu quartinho esperando com os olhos arregalados  de emoção... As horas foram passando e lá pelas tantas da madrugada dormiu, depois de chorar baixinho e molhar com lágrimas o seu travesseiro pequeno...
            De manhã acordou e deu com seu verdadeiro pai olhando para si... Era um pai magro, com o rosto triste e cansado.. Rapidamente olhou para as suas mãos mas elas estavam vazias... sem nenhum presente. Naquele momento, dos olhos do filho e do pai, caíram algumas lágrimas. De repente Pedrinho jogou-se em direção ao pai e lhe deu um grande abraço com todas as forças que os seus bracinhos permitiam... Sentiu no seu rosto o toque de alguns fiapos de algodão, viu no chão uma roupa vermelha, um gorro e travesseiros que haviam servido de recheio.  Compreendeu então que seu pai trabalhara a noite inteira naquela loja maravilhosa, vestido de papai-noel para ele pudesse continuar vivendo, estudando.
            Daquele dia em diante aquela criança de seis anos deixou de ser criança, o que foi uma pena. Não sonhou mais com o papai-noel de mentira veiculado pela TV.
Agora todos os dias, antes de dormir, dá um beijo de amor em seu papai-noel magrinho, mas Papai Noel do ano inteiro.
            No seu primeiro dia de aula,  a professora perguntou:
            Qual é o  nome do seu pai?
            Pedrinho, sem titubear, gritou do fundo da sala com todo orgulho desse mundo:
            O nome do meu pai é Papai-noel. Está desempregado, mas trabalha, uma vez por ano, na maior loja da cidade. Todas as crianças da classe aplaudiram e gritaram o nome de Pedrinho. E eu também não posso deixar de bater palmas para VC Pedrinho... (palmas) Você representa a maioria das crianças deste país!
 É isso ai, Feliz Natal a todos!





Nenhum comentário: